sexta-feira, 3 de junho de 2011

Abordagem Comportamental - Conceitos

    • APRENDIZAGEM: É quando a experiência interfere no comportamento do homem de uma maneira duradoura. A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações entre Ambiente e Comportamento, ocorridas numa história de contingências, estabelecendo uma relação funcional entre Ambiente e Comportamento.

    • COMPORTAMENTO: É o conjunto de ações e reações observáveis que um indivíduo possui em determinadas circunstâncias, sendo ele inserido em 
      ambientes controlados.


    • CONDICIONAMENTO: É quando um indivíduo consegue, através da prática e dos treinamentos, o sucesso na aprendizagem de determinada atividade (resposta).

      "O Condicionamento é um processo de aprendizagem  e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo, que é o conjunto de ideias presente na Psicologia que vê o comportamento como único, devendo ser o objeto de estudo da Psicologia."

    • ESTÍMULO:  É um tipo de incentivo de uma determinada motivação que um indivíduo recebe para realizar alguma atividade provocando uma resposta particular.

    • RESPOSTA: É determinada reação específica a um certo estímulo que o indivíduo, de certa forma, recebe.


      fonte: www.brasilescola.com/psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário