sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um pouco mais sobre o Condicionamento Operante...


O Condicionamento operante foi designado pelo psicólogo Burrhus FredericSkinner. Estes quatro vídeos documentam as experiências que o investigador desenvolveu para argumentar a sua teoria.
O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que terá uma consequência.
  
    Estimulo ----> Comportamento ------> Consequência
Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).
Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).
Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;
Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);
 
Daí quatro tipos de contingências operantes:
 
  1. Reforço positivo:
    1. Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;
    2. Aumento da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:
                                   i.      Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;
                                   ii.      Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;
  1. Reforço negativo:
    1. Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;
    2. Aumento da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:
                                    i.      Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
                                    ii.      Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;
  1. Punição positiva:
    1. Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;
    2. Diminuição da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:
                                      i.      Se o rato sair do perímetro definido leva choque eléctrico;
                                      ii.      Se a criança faz birra fica leva uma repreensão;
  1. Punição negativa:  
    1. Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado;
    2. Diminuição da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:
                                       i.      Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação;
                                       ii.      Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana;

A extinção e a punição tendem a diminuir a frequência dos comportamentos. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforçadores contingentes a resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção).

A técnica mais eficaz e recomendada para alterar comportamentos consiste na extinção e não na punição, pois esta última traz muitas consequências adversas.

Fonte: psicologiaexperimental.blogspot.com

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